18 OUT 2021
UBSs DE SERTÃOZINHO RECEBEM OFICINA DE PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR
Os profissionais da UBS Santa Rosa "Jaime Bonifácio da Silva”, participaram de uma oficina de capacitação de promoção ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável do SUS.
O encontro teve o objetivo de ampliar a discussão sobre a importância da amamentação, envolvendo profissionais de saúde para o desenvolvimento de ações de fomento à alimentação saudável na infância. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), até os seis meses de vida é recomendado que o bebê receba apenas o leite materno, que pode ser prolongado até os dois anos de idade, junto com a alimentação complementar.
O leite materno oferece todos os nutrientes necessários para o bebê, reduz cólicas, facilita a digestão, fortalece o sistema imunológico, além de muitos outros benefícios.

AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL
A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) foi criada pelo Ministério da Saúde e faz parte das ações existentes na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), na Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), na Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e na Política Nacional de Aleitamento Materno (PNAM).
A mesma oficina foi oferecida na semana passada na UBS Shangri-lá “Dr. Fauze Ali Mere”. Em setembro o procedimento foi feito com os profissionais das unidades da UBS "Francisco Xavier de Carvalho" no Conj. Hab. Ulysses Guimarães (Cohab VIII) e no complexo de saúde "Dr. Edgard da Silveira Pagnano", em Cruz das Posses. A Secretaria Municipal de Saúde já programou a realização de outros eventos nas unidades, "José Pereira de Carvalho" no Conj. Hab. Antônio Pedro Ortolan (Cohab III) e UBS "José Joaquim Bonfim" no Jd. Alvorada.

Fonte: Texto: Rafael Aguiar - Departamento de Comunicação PMS