26 OUT 2021
SERTÃOZINHO CONQUISTA ÓTIMA COLOCAÇÃO NO RANQUEAMENTO DE MUNICÍPIOS DE INTERESSE TURÍSTICO

Gestão trabalha para que município desponte ainda mais no ranking e que se torne uma Estância

Sertãozinho está em sexto lugar entre os Municípios de Interesse Turístico (MITs) do estado de São Paulo no ranqueamento de 2021. A classificação é feita pela Secretaria Estadual de Turismo e Viagens. Apesar da ótima colocação, Sertãozinho ainda trabalha para ter um melhor posicionamento no ranking e passar de MIT para Estância nos próximos anos.

O intuito é estimular cada vez mais o turismo de lazer no município. Atualmente, Sertãozinho já tem grande representatividade no turismo de negócios.

SOBRE O RANQUEAMENTO

O Estado de São Paulo é pioneiro na política pública de transferência permanente de recursos para obras e melhoria de infraestrutura turística. A iniciativa é dos anos 1940, quando passaram a ser criadas as Estâncias Climáticas, Balneárias, Hidrominerais e Turísticas, que têm acesso a recursos por meio do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos, garantido na constituição do Estado. A mais recente atualização legal desse sistema é a Lei Complementar Nº 1.261 de 29 de abril de 2015. Ela estabelece as condições indispensáveis para a classificação dos agora denominados Municípios Turísticos – que são classificados em Estâncias Turísticas (padronizando a tipologia e deixando facultativo o uso da tipologia anterior - Climáticas, Balneárias, Hidrominerais), além de criar a titulação de Município de Interesse Turístico – MIT.

A Lei Complementar Nº 1.261 estabeleceu a necessidade do Ranqueamento, a ser feito de três em três anos, determinando quais MITs podem ser elevados à categoria de Estância e quais dessas perderão a titulação, passando a serem MITs.

Fonte: Martina Colafemina/ Departamento de Comunicação PMS