09 NOV 2021
NOVEMBRO AZUL: SERTÃOZINHO AMPLIA ATENDIMENTOS PARA HOMENS EM UNIDADES DE SAÚDE
Em virtude da baixa adesão desse tipo de atendimento, o objetivo é usar a campanha para colocar a saúde do homem em dia.

A Secretaria Municipal de Saúde de Sertãozinho já iniciou as ações da Campanha Novembro Azul, com a ampliação de atendimentos para os homens, durante este mês, em oito unidades de saúde (veja abaixo horário e locais de atendimento).

As UBSs terão, no mínimo, um médico clínico a mais neste período. O objetivo da ação é estimular a procura de homens por atendimentos em UBSs, já que esse grupo tem baixa adesão a consultas de rotina durante o ano todo.

A primeira consulta pode ser fundamental para o diagnóstico do câncer de próstata. Caso seja constatado algum problema prostático, os médicos das UBSs encaminharão com urgência o paciente para um urologista.

Locais de Atendimento:
  • UBS "Olívia Mendes Mossim" - Jardim Jamaica: segunda, terça e sexta-feira, das 08h às 12h;
  • UBS "Antonia Canhoto Spigolon" - Alto do Ginásio: segunda a sexta-feira, das 08h às 12h;
  • UBS "Dr. Fauze Ali Mere" - Shangri-lá: segunda a sexta-feira, das 13h às 17h;
  • UBS "Francisco Xavier de Carvalho" - Conj. Hab. Ulysses Guimarães (Cohab VIII): segunda a sexta-feira, das 13h às 17h;
  • UBS "José Pereira de Carvalho" - Conj. Hab. Antônio Pedro Ortolan (Cohab III): segunda a sexta-feira, das 13h às 19h e de segunda e quarta-feira, das 17h às 19h;
  • UBS "José Joaquim Bonfim" - Jardim Alvorada: segunda a sexta-feira, das 13h às 19h e terça e quinta-feira das 17h às 19h;
  • Complexo de Saúde "Dr. Edgard da Silveira Pagnano" - Cruz das Posses: segunda e sexta-feira, das 13h às 17h;
  • UBS "Jaime Bonifácio da Silva” - Santa Rosa: segunda a sexta-feira, das 17h às 19h.

A CAMPANHA
A campanha Novembro Azul é lembrada como mês mundial de combate ao câncer de próstata, que é o mais comum entre os homens. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil a doença mata um homem a cada 28 minutos, o que corresponde como causa da morte de 28,6% da população masculina, sendo o principal fator de mortalidade do gênero.

SINTOMAS E PREVENÇÃO
O câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial. No estágio avançado da doença, os principais sinais são: dor ao urinar, presença de sangue na urina e no sêmen, vontade de urinar com frequência e dor óssea.
Assim como outras doenças, a cura do câncer de próstata está associada ao diagnóstico precoce. Mesmo sem os sintomas, homens a partir de 45 anos devem iniciar consultas de rotina. Indivíduos a partir dos 50 anos sem os fatores de risco devem manter contato frequente com urologista para a realização do toque retal, que é o procedimento que identifica qualquer alteração como endurecimento da glândula e aparecimento de nódulos.

Fonte: Departamento de Comunicação PMS