26 NOV 2021
“CAPITÃES DA AREIA” NOS FAZ REFLETIR SOBRE MENORES EM SITUAÇÃO DE RUA
Nesta sexta-feira chuvosa, a usuária do Sistema de Biblioteca Públicas de Sertãozinho Lidiane Oliveira nos indica um clássico da literatura brasileira: o romance “Capitães da Areia”, do baiano Jorge Amado.

“O livro narra a história de um grupo de crianças abandonadas que vive pelas ruas de Salvador, capital da Bahia, os Capitães da Areia. A obra é uma crítica social que, apesar de escrita em 1937, permanece bastante atual em muitos aspectos.

A narrativa tem foco nesses garotos, como vivem nas ruas, os pequenos furtos que cometem para a sua sobrevivência, as dificuldades pelas quais passam e o lugar onde dormem: um trapiche abandonado, ou seja, um galpão, localizado em uma das praias da cidade.

O protagonista do romance é Pedro Bala, pai para uns, irmão para outros. É o líder dos Capitães da Areia, que leva a vida na malandragem da rua, com mandinga e ginga.

Outros personagens importantes são Gato, o galanteador do grupo; Professor, que sabe ler e adora a leitura; Sem-pernas, personagem alegre que comove com sua história e sua deficiência; e Dora, a única menina do bando, que luta para ficar com os meninos e passa a ter um romance com Pedro Bala.

Esse livro me fez enxergar com outros olhos as crianças em situação de vulnerabilidade. São capitães que lutam contra a fome e a discriminação, numa sociedade onde a desigualdade social é gritante!”

Gostou da dica? Então que tal ler “Capitães da Areia” no final de semana? O título está disponível para empréstimo nas três bibliotecas públicas municipais de Sertãozinho e Cruz das Posses. Consulte a disponibilidade do acervo no site: https://biblioteca.link/Biblivre5/sertaozinho/. Mais informações pelo telefone: (16) 3942-7223.

Você frequenta as bibliotecas municipais e gostaria de fazer uma indicação? Então mande um e-mail para biblioteca@sertaozinho.sp.gov.br. Sua sugestão pode fazer parte da Dica Cultural!

Texto: Luciana Nascimento