26 NOV 2021
SERTÃOZINHO ALCANÇA META DE 500 FAMÍLIAS ATENDIDAS NO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ
Objetivo foi firmado junto ao Ministério da Cidadania no início desta gestão

A Prefeitura de Sertãozinho alcançou uma marca importante na área de Assistência Social nesta quinta-feira, 25 de novembro: a conquista da meta de 500 famílias atendidas no Programa Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz, do Governo Federal, através do Ministério da Cidadania.

Voltado a mulheres grávidas e crianças na primeira infância, o Programa está presente no município desde 2017 e, no começo de 2021, eram atendidos pouco mais de 100 usuários.

Embora o convênio com o Governo Federal existisse há alguns anos, a Secretaria de Assistência Social vinha encontrando dificuldades para ampliar a quantidade de famílias atendidas no Programa Criança Feliz. Então, em junho deste ano, a gestão do Programa passou a ser compartilhada, através de termo de colaboração firmado com a Organização da Sociedade Civil Instituto Acolher Ribeirão Preto, selecionada através de edital de chamamento público.

Dessa forma, definiu-se com o novo parceiro meta de 150 usuários, obtida no segundo mês. Ampliada para 300 usuários, o objetivo foi alcançado um mês e meio depois. Assim, foi definida a meta máxima de 500 usuários, atingida na última quinta-feira (25). Dessa forma, Sertãozinho alcança plenamente a meta pactuada com o Ministério da Cidadania.

A secretária da pasta e Primeira Dama, Symone Pires, visitou o Instituto Acolher, onde parabenizou a todos pelo trabalho exercido. “A atenção socioassistencial a crianças na primeira infância, além de atender ao Plano Nacional da área, é a forma de concretizar o princípio constitucional da proteção integral a crianças e adolescentes enquanto indivíduos em desenvolvimento que têm prioridade absoluta nas ações do Poder Público”, pondera Symone.

CRIANÇA FELIZ
O Programa consiste em acompanhar, orientar e oferecer proteção social básica à criança, ao seu cuidador ou responsável legal, e à família. São realizadas visitas domiciliares semanais com as crianças e quinzenais com as gestantes. Podem participar inscritos no CadÚnico que atendam aos requisitos que o programa define e a adesão é voluntária.

Texto: Luciana Nascimento