Em Sertãozinho, 7030 munícipes estão com o esquema vacinação contra a Covid-19 em atraso, segundo Balanço divulgado pela Secretaria da Saúde. Desse total, 1837 contemplam a faixa etária entre 12 e 18 anos, fato que preocupa a secretaria.
A Prefeitura ressalta que, recentemente, o Ministério da Saúde determinou a diminuição do intervalo de aplicação de doses da vacina contra o vírus. A Pfizer anteriormente era aplicada em jovens até 18 anos em um espaço de tempo de 12 semanas, mas agora são 8 semanas.
Para os 5193 adultos acima de 18 anos, o intervalo de aplicação de doses também mudou. A vacina Pfizer que antes também era aplicada em um intervalo de 12 semanas, agora diminuiu para 21 dias. A aplicação da Astrazeneca também foi reduzida de 12 semanas para 8 semanas.
A Secretaria de Saúde pede atenção em relação ao período de imunização. “Muitos pacientes estão levando em consideração a determinação antiga do Ministério da Saúde sobre as aplicações de doses, mas houve essa redução. Pedimos aos munícipes atenção nos prazos”, destacou a chefe da Vigilância Epidemiológica, Tatiane Ruffini Marolla de Paiva.
Texto: Christian Sedassari
Departamento de Comunicação PMS