07 DEZ 2021
DEZEMBRO VERMELHO: MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE HIV/AIDS E OUTRAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
No Brasil, desde 2017, o mês de dezembro marca a mobilização nacional de conscientização sobre o vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a sífilis e as hepatites B e C. O foco é a prevenção dessas doenças, assistência aos doentes e proteção dos direitos de quem vive com HIV.

Durante a primeira semana de dezembro, em Sertãozinho e em todo o Estado de São Paulo, acontece anualmente Campanha Fique Sabendo. Já na 14ª edição, a campanha promove atividades de orientação sobre HIV, sífilis e hepatites virais e também a intensificação do diagnóstico dessas ISTs através de testes rápidos.

Desde 1º de dezembro, Dia Mundial do Combate à AIDS, a Campanha Fique Sabendo tem realizado diversas ações em Sertãozinho. Confira as próximas atividades:

Sertãozinho
Terça-feira (07/12) | Das 19h às 21h
Anfiteatro da Secretaria de Cultura | Parceria com a ONG Primavera
Oficina com orientações sobre prevenção e exposição a ISTs
Fornecimento de materiais informativos e preservativos

Cruz das Posses
Terça-feira (07/12) | Das 8h às 10h e das 19h às 21h
Quarta-feira (08/12) | Das 14h às 16h e das 19h às 21h
UBS “Edgard Silveira Pagnano”
Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C

Para realizar o teste rápido, é só comparecer a um dos locais levando documento com foto. O teste fica pronto em 40 minutos e, caso o resultado seja positivo, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento de Sertãozinho dará todas as informações necessárias ao paciente sobre como iniciar o tratamento.

Testes rápidos e preservativos são ofertados durante o ano todo, das 8h às 16h, no Centro de Referência de Infectologia “Dr. João Batista Ortolan”, localizado na Av. Hideo Takada, s/ nº, ao lado da UBS “José Pereira de Carvalho”, no Conj. Hab. Antônio Pedro Ortolan.

PREVENÇÃO
O método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs é o uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais. E a prevenção pode ser ampliada com testagens, profilaxias pré e pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV e prevenção da transmissão de HIV, sífilis e hepatite B da mãe para o bebê durante a gestação, parto e amamentação.

Texto: Luciana Nascimento