Expectativa é que no próximo ano a iniciativa seja expandida em todas UBSs do município
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, retomou ao longo de 2021 os grupos para gestantes. Durante o ano, diversos encontros foram organizados em unidades de saúde do município com o objetivo de discutir os aspectos físicos e psicológicos da gravidez, estabelecer ou fortalecer o vínculo entre a gestante e os profissionais de saúde.
Na última semana, as mães que participam do grupo na UBS “Francisco Xavier de Carvelho”, no Conjunto Habitacional Ulysses Guimarães, realizaram o último encontro. “Durante o curso, as gestantes participaram do grupo que envolveu diversos profissionais, psicóloga, enfermeira, assistente social, ginecologista, nutricionista, dentista, pediatra e infectologista para preparar a futura mamãe e papai para lidar com a gestação, o parto e as mudanças que ocorrerão após o nascimento do bebê, orientar sobre a importância do pré-natal, aleitamento materno, planejamento familiar, consultas de puerpério, puericultura, dentre outros”, destaca Gisele Dayane Milani, Chefe do Serviço Social da Saúde.
O intuito do curso é realizar oito encontrados semanais, com diferentes profissionais da saúde como psicólogos, enfermeiras, assistente social, ginecologista, dentista, pediatra e infectologista. Os principais temas abordados são mudanças na gestação, infecções sexualmente transmissíveis, mama e aleitamento, nutrição da gestante e recém-nascido, cuidados com o recém-nascido, entre outros.
Para alcançar ainda mais gestantes, para 2022 a Secretaria da Saúde já está planejando a expansão dos grupos para gestantes em todas as UBSs de Sertãozinho.
Texto: Christian Sedassari
Departamento de Comunicação PMS