29 DEZ 2021
5.696 SERTANEZINOS NÃO RETORNARAM PARA TOMAR A SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19

De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, 5.696 munícipes ainda não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, o que representa 5,1% da população de Sertãozinho que poderia estar imunizada com duas doses.

Diante a situação, a Secretaria de Saúde informa que a USF “DR. Luiz Albanez Neto’’, no Jardim Helena, disponibiliza vacina contra a Covid-19 aos munícipes que ainda não tenham tomado nenhuma dose ou estão com a segunda dose atrasada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Não precisa agendar, mas é necessário levar documento com foto, CPF, comprovante de residência e cartão da vacina.

MUDANÇA DO INTERVALO DA VACINA

A Prefeitura ressalta que o Ministério da Saúde determinou a diminuição do intervalo de aplicação de doses da vacina contra o vírus. A Pfizer anteriormente era aplicada em jovens até 18 anos em um espaço de tempo de 12 semanas, mas agora são 8 semanas.

Para adultos acima de 18 anos, o intervalo de aplicação de doses também mudou. A vacina Pfizer que antes também era aplicada em um intervalo de 12 semanas, agora diminuiu para 21 dias. A aplicação da Astrazeneca também foi reduzida de 12 para 8 semanas.

A Secretaria de Saúde pede atenção em relação ao período de imunização. “Muitos munícipes estão levando em consideração a determinação antiga do Ministério da Saúde sobre o prazo das aplicações de doses, mas houve essa redução. O que pedimos é atenção, pois o esquema vacinal completo diminui os riscos de contrair a doença e, principalmente, as formas graves da infecção. Ao se vacinar contra a Covid-19, você estará protegendo todos ao seu redor da maneira mais eficaz conhecida”, destacou a chefe da Vigilância Epidemiológica, Tatiane Ruffini Marolla de Paiva.

Texto: Christian Sedassari

Fonte: Christian Sedassari - Departamento de Comunicação PMS