27 JAN 2022
CAMPANHA JANEIRO BRANCO ESTÁ TERMINANDO, MAS OS CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL PRECISAM CONTINUAR

O primeiro mês de 2022 já está acabando… E lá se vai também a Campanha Janeiro Branco, mês de conscientização do cuidado com a saúde mental. E para os próximos 11 meses serem saudáveis na questão mental e emocional, alguns cuidados devem ser observados.

“Pela definição literal do que é saúde, já entendemos que saúde mental tem uma grande importância. Não podemos falar de qualidade de vida sem falar de saúde mental porque nosso bem-estar psíquico tem influência em todas as outras esferas de nossas vidas. Ter saúde mental é sentir-se bem consigo e com seus pares, saber lidar com emoções (as boas e as desagradáveis), mas é também ter juízo crítico para reconhecer seus limites e buscar ajuda quando for preciso”, destaca a médica psiquiatra do Ambulatório de Saúde Mental “Dr. Oswaldo José Ruiz Pelá”, Daniela Costa Lobo e Silva.

Pensando nisso, a Prefeitura de Sertãozinho separou algumas dicas para você manter a saúde mental em dia:

1 – Mantenha-se ativo diariamente – Praticar atividades físicas é importante para o corpo e também para a mente. Caminhada, corrida, natação, futebol, vôlei… não importa, o importante é se mexer para aliviar o estresse.

2 – Reserve um tempo para diálogo com a sua família e amigos: converse, sorria, abrace, ame!

3 – Pense no seu bem-estar! Faça atividades do seu gosto… Leia livros, veja filmes e séries, estude.

4 – Conheça novos lugares. Não existe dinheiro no mundo que pague novas experiências.

5 – Descubra novas habilidades. Fazer artesanatos, pintar e bordar podem ser excelentes exercícios para o seu cérebro.

6 – Reflita! Autoconhecimento é importante para traçarmos o futuro. Precisamos refletir sobre as nossas ações.

Texto: Christian Sedassari

Fonte: Christian Sedassari - Departamento de Comunicação PMS