O dia de hoje (01) foi de bastante trabalho para os profissionais de saúde da Carreta da Mamografia, que está instalada na rua Aprígio de Araújo, em Sertãozinho. De acordo com a Secretaria de Saúde, no primeiro dia da unidade móvel no município, foram utilizadas as 50 senhas disponibilizadas para o período.
Cada procedimento durou em média cerca de 20 minutos. Um profissional de saúde disponibilizado pelo município, realizou uma triagem em uma tenda montada ao lado da unidade móvel.
Para realizar o exame, a paciente deve se enquadrar nos critérios pré-definidos pelo programa, com pedido de exame. Quem não tiver o encaminhamento deve se dirigir ao local, pegar uma senha, passar pelo profissional de saúde que fará o encaminhamento e, em seguida, a realização do procedimento.
Após a realização do exame, cada paciente receberá um login e senha para acessar o resultado pela internet. O laudo deve ser divulgado até 48h após a realização do procedimento. Em caso de alteração no exame, a paciente será encaminhada para atendimento com especialista, em caráter de prioridade pelo sistema de regulação via CROSS/DRS.
A Carreta da Mamografia, que pertence ao Governo do Estado de São Paulo, ficará em Sertãozinho até o dia 12 de fevereiro, na rua Aprígio de Araújo, ao lado da praça 21 de abril. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h e no sábado, das 08h às 12h. Serão realizados 50 exames por dia e, no sábado, 25. As senhas serão disponibilizadas a partir das 08h.
QUEM TEM DIREITO AO EXAME?
De acordo com o protocolo do programa, estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde, os critérios para ter direito ao exame são:
• Ter realizado mamografia há mais de um ano
• Pacientes de 35 a 49 anos: apresentar RG, CNS e pedido de exame
• Pacientes de 50 a 69 anos: apresentar RG, CNS e pedido de exame
• Pacientes com 70 anos ou mais: RG e Pedido de exame
(Caso exista exames anteriores, a paciente deverá leva-los para comparação de resultados)
Fonte: Departamento de Comunicação PMS