Sertãozinho realizou, por meio da Carreta da Mamografia, 550 exames, entre os dias 1 e 12 de fevereiro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, três exames foram encaminhados ao especialista devido alterações constatadas.
O veículo, que pertence ao Governo do Estado de São Paulo ficou estacionado na rua Aprígio de Araújo e proporcionou gratuitamente análises para a detecção e diagnóstico do câncer de mama, além do encaminhamento para consulta com mastologista ou biópsia, caso necessário.
A Secretaria de Saúde ressalta que os números de atendimentos são extremamente positivos e mostram que a população entendeu a importância da mamografia.
Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o que mais acomete mulheres brasileiras, mas o diagnóstico precoce aumenta em 95% as chances de cura durante o tratamento. A mamografia é recomendada para as mulheres de 40 a 74 anos, anualmente, segundo o Colégio Brasileiro de Radiologia, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.
Texto: Christian Sedassari
Departamento de Comunicação PMS