Esse é o Carlão, um cão macho adulto e mestiço, com porte de pit bull. Alegre, brincalhão, ele nem liga para a falta de uma das patas e é bastante ativo! Gosta muito de correr! Mas não gosta de conviver com outros animais, então precisa ser “filho único”.
Carlão chegou ao Canil de Adoção “Dr. João Caldin Filho” com a pata fraturada e uma tala improvisada, que prejudicava a circulação do sangue no local. Chegou a ser submetido à cirurgia para a colocação de pinos. Infelizmente, houve rejeição e a pata precisou ser amputada.
Isso não impede que Carlão seja feliz, pois foi muito bem cuidado pelas equipes da UBS Animal “Elza Moschini Marques” e do Canil Municipal. Mas, para completar a felicidade desse cão tão especial, só falta um lar! Que tal você ajudar esse peludo a ser mais feliz ainda?
Seja legal, adote um animal! O setor de adoção do Canil Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. A UBS Animal e o Canil ficam na Av. José Ferreira dos Reis, 890 - Jardim Itapuã.
VOCÊ SABIA?
É muito importante evitar que o seu cão ou gato escapem de casa. Para isso, mantenha portões fechados e não permita que ele ou ela tenha acesso à rua desacompanhado.
Eles podem se perder, agredir pessoas caso se sintam ameaçados ou ser agredidos por outros animais ou pessoas inescrupulosas. Se ficarem com fome, podem comer alimentos deteriorados e adoecer. Além disso, podem adquirir doenças contagiosas e parasitas, como vermes, sarna, pulgas e carrapatos.
Fêmeas não castradas podem ficar prenhes se estiverem no cio e os machos podem fecundar fêmeas, contribuindo para o aumento da população de animais de rua.
Outro grande perigo de animais soltos em vias públicas é a grande probabilidade de causarem acidentes de trânsito ou até mesmo ser atropelados! Para gatos, é importante aumentar a quantidade de obstáculos que dificultem suas saídas, como manter janelas teladas e ter muros altos.
Texto: Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS