11 MAR 2022
REATIVAÇÃO DO CANIL DA GCM AMPLIA INTELIGÊNCIA PARA AÇÕES DE PATRULHAMENTO
Os cães do Canil, que ficou fechado por mais de 10 anos, estão preparados para localizar drogas, armamento e pessoas.

As viaturas da Guarda Civil Municipal ganharam reforço de peso para patrulhamento diário em Sertãozinho. Não se trata de novos agentes ou armamento, mas de três cães para o Canil da corporação, que foi reativado no mês passado.

Em menos de um mês de patrulhamento junto com a equipe, os cães Seta, Aisha e Kyra já participaram de cerca de 20 ocorrências na localização de drogas. Os animais da raça Pastor-belga-malinois também são capazes de encontrar armas e pessoas.

A rotina diária dos cães é dividida com 1 hora de treinamento e outras 4 de trabalho nas ruas com os agentes. O restante do tempo é destinado ao descanso e recreação dos animais, que têm entre 1 ano e 1 ano e 8 meses de idade.

Para reabrir o canil da GCM, a administração municipal investiu em capacitação dos agentes, que iniciaram os treinamentos em agosto de 2021. A nova sede da GCM, que será entregue em 2023, contará com espaço amplo, com possibilidade de receber outros animais.

O setor tem sido importante nos trabalhos de inteligência para combater o tráfico de drogas na cidade. “Com a reativação do canil e os investimentos nessa atividade, será possível ampliar a estratégia e tornar mais eficaz o patrulhamento para conter a comercialização de entorpecentes no município”, afirma o comandante da GCM, Tiago Carvalho.

Fonte: Rafael Aguiar - Departamento de Comunicação PMS