Objetivo foi prepará-los para atender o público em questões de acessibilidade e de combate à violência contra a mulher, LGBTfobia e racismo
Na segunda-feira (21), Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, os funcionários dos equipamentos turísticos e culturais da Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho participaram de um ciclo de palestras visando prepará-los para atender o público em questões de acessibilidade e de combate a práticas de violência contra a mulher, LGBTfobia e racismo. O evento aconteceu no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurides Ferraz Teixeira” (CEU das Artes).
O prefeito Dr. Wilsinho participou, ao lado do secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Pelegrini, e do diretor de Departamento de Desenvolvimento Turístico, Josias Nascimento, com uma exposição sobre a gestão humanizada e a importância do bom atendimento aos munícipes.
Em seguida, aconteceu a palestra da diretora de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo, Sueli Fedosse, sobre a Lei Maria da Penha. Sueli, que também é advogada, também orientou sobre como agir em casos suspeitos de violência doméstica. Logo após, a coordenadora do Instituto Plural de Educação e Cidadania Vila Bela, Silvia Helena Seixas, expôs sobre as diferenças entre o racismo estrutural e institucional e como combatê-los.
O evento continuou com a explicação sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência, dada pelo atendente Márcio Rogério Leite, da UBS “Olívia Mendes Mossim” (Jd. Jamaica). A seguir, a mestre em educação especial, Carmen Lucia Martins Ragazzi, destacou a importância da acessibilidade nos espaços públicos e o tratamento que deve ser adotado com pessoas autistas.
Para finalizar, Cristopher Fawkes, membro da ONG Primavera, compartilhou sua história como homem trans e falou sobre o uso do nome social.
Também estiveram presentes a presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Elziane Sandrim; o diretor do Parque Ecológico e de Lazer "Gustavo Simioni", Marcio Sanches; e a assessora do CEU das Artes, Letícia Coelho.
Texto: Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação