Ontem (22), Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura realizou uma aula especial para as crianças da EMEF “Profª Joanninha Gilberti” com o tema “Água, o ouro do século XXI”.
Os alunos e alunas do 1º ao 5º ano, das turmas da manhã e da tarde, puderam aprender um pouco mais sobre o que é a água, a importância de preservar esse líquido tão valioso e a função da vegetação na manutenção de nascentes, rios e lagos.
Para destacar a necessidade de economizar água em casa, foi feita uma explicação sobre o quanto é desperdiçado nas atividades domésticas, como lavar roupa, escovar os dentes e dar descarga.
A equipe da secretaria levou uma maquete para explicar sobre como o desmatamento afeta negativamente os ecossistemas aquáticos. No meio da maquete passa um rio, em um dos lados há vegetação representando a mata ciliar e, no outro lado, há apenas areia. Nessa atividade, os estudantes plantaram sementes no lado da maquete em que não há árvores, de maneira simbólica, para enfatizar a importância da mata ciliar para evitar assoreamento nos rios.
Para finalizar a atividade, as crianças receberem sementes de flor de cosme para jogarem nos pés das árvores e em canteiros. Também conhecida como cósmea ou cosmos, esta planta dá flores brancas, cor-de-rosa e vermelhas que funcionam como pasto apícula. Ou seja, o perfume dessas flores atrai abelhas nativas sem ferrão, que auxiliam na polinização e produção de frutos, contribuindo para a manutenção da vegetação e, consequentemente, para a preservação da água.
Ao final da palestra, os meninos e meninas do 1º ao 3º ano, em agradecimento à secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e em homenagem ao Dia Mundial da Água, formaram juntos a frase “Água, se souber usar, não vai faltar”.
Texto: Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS