29 MAR 2022
PREFEITURA DE SERTÃOZINHO VAI REFORMAR ANTIGO PRÉDIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL
A Secretaria de Cultura e Turismo fará nos próximos dias a licitação para obra de reforma e adequação do antigo prédio da Biblioteca “Dr. Antônio Furlan Jr”, que fica na esquina das ruas Aprígio de Araújo e Washington Luiz. No local será implantado o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Será realizada a reforma de todo o prédio. Na parte interna será criado um auditório multiuso, uma sala para atendimento ao turista, uma sala para a Academia Sertanezina de Letras e um espaço para exposição de artesanatos locais. A parte externa, onde fica o quintal, receberá a construção de uma cobertura para funcionar como área de exposição permanente. Também será feita a adequação de todo o prédio para acessibilidade de pessoas com deficiência.

Os trabalhos seriam realizados com verba da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, enviada a Sertãozinho devido ao selo de Município de Interesse Turístico (MIT). Mas devido ao contingenciamento de verbas que ocorre em anos eleitorais, a obra sofreria um grande atraso, pois só poderia ser iniciada após as eleições. Por esse motivo, o prédio será reformado com recursos próprios da Prefeitura e a previsão é de que a  inauguração ocorra ainda em 2022.

O objetivo do CAT é atender tanto turistas de negócios como também turistas de lazer. O local receberá, ainda, exposições de obras e produtos artesanais de artistas e artesãos locais, uma iniciativa que gerará renda a essa categoria, que tem sido tão afetada financeiramente pela pandemia de Covid-19.

INTERESSE TURÍSTICO
Desde 2018, Sertãozinho tem o selo MIT, uma classificação concedida pelo Governo Estadual com o objetivo de ampliar e qualificar a oferta turística do Estado. Para ocupar uma das 140 vagas de MIT, os municípios devem ter potencial turístico, um Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e atrativos turísticos reconhecidos.

Texto e foto: Luciana Nascimento