31 MAR 2022
SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À TUBERCULOSE EM EMPRESA DE SERTÃOZINHO

A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta semana quatro dias de ações para falar sobre a importância da conscientização e combate à Tuberculose. Cerca de 3.800 trabalhadores de diferentes setores do Grupo Balbo participaram das atividades.

“Pelo fato de ser uma doença silenciosa, muitas vezes quando a pessoa tem acesso ao diagnóstico, pode ser tarde. A nossa ideia é facilitar o entendimento dos munícipes em relação aos perigos da Tuberculose. Precisamos conscientizar os trabalhadores sobre os riscos da doença, além de falar sobre a importância de um diagnóstico precoce. Por este motivo idealizamos a iniciativa em parceria com as empresas da cidade”, destaca a chefe de Vigilância em Saúde, Fábia Tolvo.

Ao longo de março, diversas ações foram realizadas pela Secretaria de Saúde para conscientizar a população sobre os riscos da doença.

SOBRE A TUBERCULOSE

A Tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. A forma pulmonar da doença é a mais frequente e de maior relevância para a Saúde Pública. No entanto, a tuberculose pode ocorrer em outras partes do corpo (tuberculose extrapulmonar). Em 1982, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu 24 de março como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

TRANSMISSÃO DA DOENÇA

A transmissão da tuberculose pulmonar ou laríngea ocorre de pessoa a pessoa pela via respiratória, quando um indivíduo com Tuberculose elimina bactérias pela tosse, espirro ou fala, e essas são inaladas por um indivíduo saudável. Quanto maior a intensidade e a frequência da tosse, o tempo de permanência do indivíduo com Tuberculose com os seus contatos (pessoas que vivem no mesmo domicílio, que trabalham ou dividem o mesmo ambiente), e quanto menor a ventilação do local, maior a probabilidade de infecção pelo bacilo.

Qualquer pessoa pode adoecer por Tuberculose, embora alguns grupos populacionais, devido às suas condições de saúde e vida, possuem maior risco de adoecimento, como os indígenas, pessoas que vivem com o vírus HIV/AIDS, diabéticos, pessoas em situação de rua e os privados de liberdade, entre outros.

COMO PREVENIR E TRATAR

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.

Texto: Christian Sedassari

Fonte: Christian Sedassari - Departamento de Comunicação PMS