08 ABR 2022
OBRAS DE LYGIA FAGUNDES TELLES FAZEM PARTE DO ACERVO DAS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DE SERTÃOZINHO
A Dica Cultural de hoje vai ser um pouco diferente: em vez de um livro, vamos indicar o conjunto da obra da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, que faleceu no último domingo (3), aos 98 anos, deixando um grande legado cultural.

Nascida em São Paulo, Lygia viveu alguns anos de sua infância em Sertãozinho! A Biblioteca Municipal “Dr. Antônio Furlan Júnior” tem até uma de suas salas nomeadas em homenagem à escritora. Na adolescência, ela voltou a São Paulo e formou-se em Direito na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo.

Começou a escrever muito jovem e teve grande incentivo de seus amigos escritores, Carlos Drummond de Andrade e Erico Veríssimo. Mas a autora considera como marco inicial de sua obra o livro “Ciranda de pedra”, lançado em 1954. Escreveu uma vasta obra literária, que envolve romances, contos, ficções e memórias, sem nunca abandonar a função de procuradora do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo, cargo que exerceu até a sua aposentadoria.

Lygia foi a terceira mulher a integrar a Academia Brasileira de Letras, em 1985, ocupando a 16ª cadeira, deixada por Pedro Calmon. Recebeu vários prêmios nacionais, como o Jabuti, e internacionais, como o Prêmio Camões, e até foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura!

Entre seus escritos, destacam-se os livros “Verão no aquário” (1963), “Antes do baile verde” (1970), “As meninas” (1973), “Seminário dos Ratos” (1977), “A disciplina do amor” (1980) e “As horas nuas” (1989). Nos anos 1990, prioriza a escrita de contos e publicou suas obras até o ano de 2012.

Todos os títulos mencionados fazem parte do acervo das Bibliotecas Públicas Municipais de Sertãozinho, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, respeitando os critérios de prevenção à Covid-19. Você pode consultar a disponibilidade das obras através do link https://biblioteca.link/Biblivre5/sertaozinho/. Mais informações pelo e-mail: biblioteca@sertaozinho.sp.gov.br ou por telefone: (16) 3942-7223.

Texto: Luciana Nascimento