O autismo é uma condição que afeta pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais e enfrenta preconceitos ainda nos dias de hoje. Por isso, a população deve ter acesso a informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). E é com esse objetivo que a Prefeitura de Sertãozinho tem realizado diversas ações durante o Mês de Conscientização do Autismo.
A próxima atividade da programação acontecerá dia 20 de abril, quarta-feira, na UBS “Francisco Xavier de Carvalho”: uma roda de conversa sobre o TEA. Diversos assuntos que envolvem a temática serão tratados, como acolhimento, sinais de autismo, diagnóstico, cuidados, combate ao preconceito e direitos da pessoa com deficiência.
Esta é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Assistência Social, através do CRAS 3, e conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPcD).
A ação, que é gratuita, é direcionada ao público geral e será mediada pela psiquiatra Mirella Fiuza Losapio, especialista em infância e adolescência e pesquisadora sobre tratamento do autismo; e da assistente social e presidente do CMPcD, Lia de Souza.
INSCRIÇÕES
Devem ser feitas pessoalmente nos locais abaixo. As vagas são limitadas!
CRAS 3
Rua Antônio Bianchi, 156 – Jardim Sindicato
Procurar a coordenadora Pâmella
UBS “Francisco Xavier de Carvalho”
Rua Victório Bisson, 396 – Conj. Hab. Ulysses Guimarães
Procurar a assistente social Eliene ou a enfermeira Jéssika
LUGAR DE AUTISTA É EM TODO LUGAR
O TEA é uma condição que afeta a socialização, comunicação e o comportamento e manifesta-se em cada pessoa de forma única. Por isso trata-se de um espectro.
Autistas têm os mesmos direitos que todas as pessoas e também os direitos previstos nas leis em defesa das pessoas com deficiência, como: prioridade no atendimento, acesso à saúde, assistência social, educação e mercado de trabalho e ao exercício da cidadania.
As pessoas com TEA devem ter seus direitos garantidos. Negar ou dificultar acesso da pessoa com autismo aos seus direitos devido à sua condição é discriminação!
Texto: Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação