28 ABR 2022
SERTÃOZINHO ABRIRÁ INSCRIÇÕES PARA PATINAÇÃO ARTÍSTICA

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Sertãozinho Hóquei Clube, abrirá de 02 a 04 de maio, das 17h30 às 20h30, as inscrições para a modalidade de Patinação Artística, no Ginásio “Pedro Ferreira dos Reis” (DOCÃO) - Quadra Subsolo.

Os interessados devem possuir no mínimo 5 anos completos. São exigidos os seguintes documentos:

- RG do menor / responsável

- CPF do menor

- Comprovante de endereço

- 1 foto 3x4

- Comprovante de vacinação contra a Covid-19

BENEFÍCIOS DA MODALIDADE

Segundo a Federação Paulista de Patinação Artística, como o esporte contém alguns movimentos de amplitude, normalmente, são aplicados exercícios de alongamento. Isso ajuda a aumentar a flexibilidade. Também exige que o patinador se posicione com uma postura correta. Além disso, a modalidade exige um considerável esforço das pernas, dos braços e de todos os músculos das costas. A patinação artística ajuda a queimar uma boa quantidade de calorias, por ser uma atividade com grande envolvimento muscular e energético. Parte importante da patinação artística, são as aulas e os treinamentos para competições e os ensaios para shows. Por tudo isso, a timidez aos poucos vai deixando de ser uma característica de alguns patinadores.

CURIOSIDADES SOBRE A PATINAÇÃO ARTÍSTICA

Segundo a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação Artística, a modalidade sobre rodas teve suas origens na Patinação no Gelo, através de movimentos executados com a finalidade de desenhar figuras.

Surgidos na Noruega como meio de locomoção, os patins (de gelo) mais antigos datam de 1000 a.C., sendo feitos provavelmente de ossos maxilares de veados presos aos pés. No final da Idade Média, a tendência natural de competitividade dos seres humanos logo os incitou a realizarem disputas, patinando no gelo com elementos que causavam menor atrito, como ossos, lâminas de madeira e posteriormente lâminas de ferro que proporcionavam maior velocidade.

A partir daí, iniciaram-se então as competições de criatividade, que consistiam em desenhar figuras com as lâminas dos patins no gelo, associando-se à capacidade de realizar as figuras com leveza e graça, criando-se assim a Patinação Artística.

Texto: Christian Sedassari

Fonte: Christian Sedassari - Departamento de Comunicação PMS