Na noite de ontem (28), no Teatro Municipal “Olympia Faria de Aguiar Adami”, profissionais e familiares de pessoas com autismo puderam conferir a palestra “Cuidar de quem cuida”, com o psicólogo Adilson Souza, especialista na área.
Souza, que também é escritor, enfatizou a necessidade do cuidado de profissionais, família e, principalmente, das mães de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que muitas vezes acabam se esquecendo de cuidar de si mesmo. Por isso o foco da palestra foi incentivar o autocuidado, o amor próprio e a autocompaixão. “Para amar os outros, precisamos nos amar primeiro, cuidar de nós mesmos, nos dar um tempo, sair da rotina. Não somos super-heróis”, orientou o psicólogo.
A dona de casa Laura Ferreira de Castro Rodrigues é mãe de três crianças com deficiência. A moradora do bairro Anélio Celline saiu do evento muito satisfeita. “A palestra foi maravilhosa! Aprendi que sou muito importante e, por isso, preciso me amar e cuidar de mim mesma. Também me senti acolhida e valorizada”, elogiou. E complementou: “com o que aprendi, vou poder ajudar mais minhas crianças com as deficiências delas e também passar mais tranquilidade pra elas”.
O evento foi uma realização da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPcD), em virtude do Mês de Conscientização do Autismo, com o tema “Lugar de autista é em todo lugar”. E para que as pessoas autistas consigam ter esse acesso, é preciso conscientizar a população.
Durante todo o mês de abril, a Prefeitura de Sertãozinho realizou matérias especiais de conscientização sobre o autismo, além de rodas de conversa e palestra.
O QUE É AUTISMO?
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta a socialização, comunicação e o comportamento de pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais. Manifesta-se em cada um de forma única, por isso trata-se de um espectro.
Texto: Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS