Não é difícil nos depararmos com a famosa “barbeiragem” no trânsito. E quando paramos para pensar, muitas situações podem ser evitadas com a boa e velha educação. Até porque o trânsito é de responsabilidade de todos e depende de nós torná-lo melhor. Estamos de acordo?
Vamos usar um exemplo clássico: imagina-se trafegando pela Avenida Antônio Paschoal… De repente um carro não usa a seta e te “fecha” fazendo uma conversão brusca, podendo causar um acidente. Que transtorno! Situações como esta geram estresse, não é? Afinal, somos de carne e osso! E tudo isso não aconteceria se a pessoa tivesse usado a seta! Pois é, a simples falta de uma “setinha” pode gerar grandes problemas e Deus nos livre de alguém se machucar.
Pequenas atitudes, mas extremamente importantes, fazem toda a diferença para quem sonha com um trânsito ideal! Acredito que todos os motoristas já tenham percebido o quanto os pedestres abrem o sorriso ou ficam gratos quando simplesmente os deixamos atravessar à rua… Sim, é simples, rápido e educado. E pode acreditar, isso faz um bem danado!
Vamos fazer a nossa parte! Independentemente da situação, respeite o ser humano, seja pedestre, motociclista, motorista de caminhão, aplicativo, motociclista, pois afinal, no trânsito, SOMOS TODOS O TRÂNSITO!
Texto: Christian Sedassari
Departamento de Comunicação PMS