09 MAI 2022
PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO

No último sábado (7), a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma ação de conscientização sobre os riscos da automedicação. A ação aconteceu das 9h às 13h, na Praça 21 de Abril.

De acordo com a Secretária de Saúde, Soraia Stella, a ação também abordou temas importantes em saúde para as pessoas diabéticas e hipertensas e divulgou o trabalho da Farmácia Solidária “Celso Magon”. “Durante a atividade, alertamos sobre os riscos causados pela automedicação, pelo uso indiscriminado de medicamentos e descarte inadequado de remédios”, declarou a secretária. Ela também destacou a importância do contato direto com os munícipes. “Essa troca de informações, interagindo diretamente com o cidadão, faz toda a diferença na saúde de qualquer pessoa”.

A diretora do Departamento de Farmácia, Daniela Zitei Vilela, conta que foram realizadas atividades lúdicas e interativas sobre o tema abordado. “Os munícipes foram convidados a participar de um jogo de tabuleiro no chão sobre adesão ao tratamento, armazenamento de medicamentos e a importância do farmacêutico” descreve Daniela, que também é farmacêutica. “Outra dinâmica interessante simulava a sobra de medicamentos válidos e vencidos e fazia o participante se questionar para onde deveria destinar os itens”, informa.

Segundo uma pesquisa publicada no dia 10 de maio de 2021 na revista cientifica Research, society and development (em português: Pesquisa, sociedade e desenvolvimento), de todos os casos de intoxicação notificados no Brasil entre os anos de 2010 e 2017, o medicamento é o agente tóxico mais frequente, correspondendo a 52,8% do total de ocorrências. As informações utilizadas para o embasamento da pesquisa foram coletadas no site do DataSUS, a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). A pesquisa reforça o alerta sobre o uso indiscriminado de medicamentos no país.

Texto: Christian Sedassari

Fonte: Christian Sedassari - Departamento de Comunicação PMS