11 MAI 2022
ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CURSO GRATUITO QUE CONECTA JOVENS AO PRIMEIRO EMPREGO
Iniciativa é destinada a moradores de comunidades de baixa renda do estado de São Paulo, com prioridade a inscritos no Cadastro Único do Governo Federal

Jovens de 16 a 25 anos residentes no estado de São Paulo têm até a próxima segunda-feira (16) para se inscrever no segundo ciclo do Coletivo Online. O curso é gratuito e 100% digital, podendo ser realizado pelo aparelho de celular.

Para participar, é necessário ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. O objetivo do curso é desenvolver as habilidades necessárias para que os jovens busquem oportunidades no mercado de trabalho.

No total, são três mil vagas para jovens em todo o estado, sendo que têm prioridade os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

As inscrições são feitas através do preenchimento de formulário on-line disponível no link: https://www.lys.academy/coletivoCiclo5/ministerio?utm_source=ColetivoMinisterio20221

A ação é apoiada pela secretaria de Assistência Social e Cidadania. O jovem que precisar de apoio para se inscrever, pode comparecer à Casa da Juventude, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no CEU das Artes: Rua Pedro Montenegro, 340 - Jardim Santa Marta, em Sertãozinho.

COMO FUNCIONA O CURSO
São ao todo dez videoaulas curtas e objetivas enviadas via WhatsApp e que abordam temas do mundo do trabalho, como elaboração de plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos.

Os participantes têm até quatro semanas para assistir às aulas e fazer as atividades práticas. Ao término do curso, além de receberem um certificado de conclusão, também podem se cadastrar em comunidades que divulgam vagas de emprego. É possível se candidatar a processos seletivos de uma rede de parceiros de mais de 400 empresas.

GERAÇÃO DE EMPREGOS
O Coletivo Online é uma parceria entre os Ministérios da Cidadania e do Trabalho e Previdência com o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB), parceiro da Rede do Plano Progredir do Governo Federal.

Texto: Luciana Nascimento – Departamento de Comunicação PMS
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Cidadania