18 MAI 2022
COMBATER A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES É DEVER DE TODOS
Maio é o mês destinado ao combate à violência sexual infantojuvenil, sendo o dia 18 o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Infelizmente, esse tipo de crime ainda é frequente no Brasil.

Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), quase 180 mil crianças e adolescentes sofreram violência sexual no Brasil de 2017 a 2020: uma média de cinco vítimas de 0 a 19 anos por hora. Um terço do total (62 mil) são crianças de até 10 anos e a as meninas representam a grande maioria das vítimas de violência sexual: quase 80%.

Ainda segundo o UNICEF, geralmente esse é um crime com autor conhecido. Na maioria dos casos de violência sexual contra meninas e meninos em que há informações sobre a autoria dos crimes, 86% conheciam os criminosos. E a maior parte da violação contra menores ocorre na casa da vítima.

O 18 de maio é uma forma de mobilizar e sensibilizar a sociedade a participar da defesa dos direitos das crianças e adolescentes, garantindo e resguardando seu desenvolvimento livre da violência sexual.

Em Sertãozinho, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ajuda a preservar esses diretos. Com equipe técnica composta por assistente sociais, psicólogos e terapeuta ocupacional, o CREAS oferece atendimento qualificado a famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Segundo a secretaria de Assistência Social, os atendimentos são sigilosos e o trabalho realizado ajuda a minimizar os danos causados pela violência sexual, principalmente para o desenvolvimento adequado da criança e do adolescente após a vitimização, como também para proteção e garantia dos direitos da população infantojuvenil.

Os direitos de crianças e adolescentes são reconhecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e deveriam ser respeitados. A defesa e proteção a crianças e adolescentes é uma responsabilidade não só da família, mas de toda a sociedade. O silêncio só agrava a situação e impede que a vítima saia desse contexto de violência. Por isso, sempre que desconfiar ou confirmar esse tipo de agressão, denuncie!

ONDE DENUNCIAR
- Conselho Tutelar: 3945-2711 ou 99132-7741 (plantão)
- Disque 100
- Polícia Militar: 190