27 MAI 2022
EXPOSIÇÃO DE ARTE AFROBRASILEIRA CONTEMPORÂNEA DESTACA MULHERES DOS CANAVIAIS
Hoje é sexta-feira e temos uma maravilhosa dica cultural para o final de semana! Dessa vez, indicamos a exposição e instalação “Melaço: o levante da Rainha do açúcar”. Com abertura amanhã (28), das 9h às 12h, no Museu da Cidade, o evento contará com visitação gratuita, performance e roda de conversa com a artista responsável pela obra, Emaye Natália Marques.

Indicada ao Prêmio PIPA 2021 e uma das selecionadas em 2022 no 36º programa de exposições do Centro Cultural São Paulo (CCSP), Emaye é artista visual, figurinista, arte educadora, curadora independente e filha da casa Egbe Awo Asè Iya Mesan.

Ocupando a fachada e o 2° andar do museu, além da praça “Mané Gaiola”, a exposição se propõe a discutir a realidade das cidadãs e cidadãos nas plantações canavieiras do país. Emaye, através da arte contemporânea, busca despertar reflexões e memórias dessa cultura, que está presente no país desde a colonização e até hoje movimenta a economia nacional, principalmente no município de Sertãozinho e região.

A exposição segue até o dia 15 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. No dia 10 de junho, o público infantil poderá participar da oficina “Quem vê cana, não vê…”, que busca proporcionar um diálogo dos espectadores com a temática principal, por meio de um resgate do imaginário, roda de conversa, interações em realidade aumentada (RA) e atividade prática.

“Nossa ideia é fazer com que elas possam enxergar essas mulheres como as verdadeiras rainhas do açúcar, por meio da própria intervenção das crianças nas imagens que mostraremos para elas, entre outras ações”, detalha a artista.

A exposição “Melaço: O levante da Rainha do açúcar", passará por oito cidades do interior paulista. O projeto foi contemplado no edital ProAc Artes Visuais Circulação 2021 e é uma realização da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

No decorrer do mês, o Museu da Cidade fica aberto para visitação e orientação guiada com educadores. Está localizado à Rua Expedicionário Lellis, 1500 – Centro, Sertãozinho.

Texto: Luciana Nascimento