06 JUN 2022
06 DE JUNHO: DIA NACIONAL DO TESTE DO PEZINHO

Hoje (06) é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho! Para comemorar a data, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância do exame, que é disponibilizado gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

POR QUE FAZER O TESTE DO PEZINHO?

O exame é muito importante pois identifica uma série de doenças graves, como: Hipotireoidismo congênito – quando a glândula tireoide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios; Fenilcetonúria – uma doença do metabolismo; Hemoglobinopatias – doenças que afetam o sangue, como traço falcêmico e doença falciforme, de acordo com segundo o Ministério da Saúde.

COMO É FEITO?

Feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê. De acordo com o Ministério da saúde, a data ideal para a coleta do exame é entre o 3º e 5º dia de vida do recém-nascido.

ONDE FAZER?

Os bebês nascidos em Sertãozinho saem da maternidade com o teste do pezinho já agendado no Centro Médico de Especialidade “Aparecida Maria Germana Martins”, localizado na rua Pedro Bighetti, 910 – Jardim Recreio.

Já em Cruz das Posses, o teste do pezinho é realizado na UBS “Edgard Silveira Pagnano”, de segunda-feira e quarta-feira, das 7h30 às 11h. A vacinação BGC é realizada exclusivamente às quartas-feiras, a cada 15 dias.

Texto: Christian Sedassari – Departamento de Comunicação PMS
Imagens: Pexels