10 JUN 2022
DURANTE O PERÍODO DE ESTIAGEM, A ATENÇÃO COM A SAÚDE PRECISA SER REDOBRADA

O período de estiagem já começou. Até o dia 30 de setembro os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. Durante esse período, existe uma redução, atraso ou ausência de chuvas. Consequentemente, o ar fica mais seco, propiciando problemas respiratórios, gripes e alergias.

Pensando nisso, a Secretaria de Segurança e Trânsito elaborou algumas dicas para você:

- Nos dias em que a umidade relativa do ar estiver baixa, evite a prática esportiva entre 11h e 17h.

- Use o protetor solar.

- O ideal é introduzir ou aumentar um pouco o consumo de alimentos como legumes, frutas, verduras, hortaliças e cereais ricos em fibras. Evite comidas gordurosas e industrializadas.

- Hidrate-se. Umedeça o ambiente com toalhas molhadas e recipientes com água, principalmente no período noturno e antes de dormir.

- A desidratação reduz as habilidades cognitivas, a atenção, a memória e a capacidade de concentração.

POR QUE É IMPORTANTE A HIDRATAÇÃO?

A todo momento o corpo perde líquidos através do suor, da urina, da evacuação e dos demais fluidos corporais. Sendo assim, ingerir água regularmente permite que suas funções cerebrais funcionem melhor. A água também transporta os elementos químicos nos órgãos, tecidos e sistema.

Texto: Christian Sedassari – Departamento de Comunicação PMS

Fonte: Christian Sedassari – Departamento de Comunicação PMS