A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já realizou 46 consultas no Ambulatório da Clínica da Dor. O serviço é pioneiro na cidade, foi lançado em março deste ano e está disponível no Centro Médico de Especialidades (CSII) “Aparecida Maria Germana Martins”, no Jardim Recreio. As consultas especializadas ocorreram após encaminhamento médico do ortopedista, neurocirurgião, neurologista ou reumatologista.
“Os profissionais de saúde estão se empenhando para atender o máximo de pacientes possíveis. Estamos satisfeitos com o serviço prestado”, destaca a secretária de Saúde, Soraia Stella.
O QUE É DOR CRÔNICA?
De acordo com o médico de Sertãozinho, Thiago Serra, para entender do que se trata a dor crônica, primeiro, é importante falarmos sobre o que não é dor crônica: “normalmente, quando acontece uma lesão no corpo (ou quando estamos diante de uma ameaça de lesão), ocorrem algumas modificações no tecido machucado – são acionados alguns processos químicos que levam o corpo a se regenerar (fazendo cicatrizes, quando necessário), e momentaneamente acontece a ‘dor’, que é um sinal para que seja interrompido o uso de determinada parte do corpo enquanto esta se recupera”.
“No caso da dor crônica, o que acontece é que mesmo quando a lesão ao tecido já não está acontecendo, existe a sensação de dor. É como se alguém colocasse a mão na água, sentisse dor, mas ao retirar a mão da água quente continuasse a sentir a dor da queimadura. Quando isso ocorre, entendemos que a dor passa a ser uma doença em si mesma – e é pensando nisso que surgiu a especialidade que lida com a dor crônica. Assim, qualquer dor que dure mais de 3 meses é considerada uma dor crônica, e pode precisar de um tratamento específico para melhorar”, finaliza o profissional.
AS CAUSAS DA DOR CRÔNICA
Podem ser tanto fisiológicas quanto psicológicas, e por vezes se combinam em síndromes específicas, como a Fibromialgia. O tratamento requer uma avaliação pormenorizada, e pode incluir, além de outros profissionais (fisioterapeutas, psicólogos etc), o uso de diversos tipos de medicação específicas para certas funções. Também pode ser necessário o uso de bloqueios, que são procedimentos realizados em ambiente hospitalar visando bloquear a passagem do estímulo doloroso através da medula espinhal até outros centros de processamento do sistema nervoso central.
COMO CONSEGUIR UMA CONSULTA?
Para atendimento na Clínica da Dor, é necessário passar por uma unidade de saúde e ter o encaminhamento médico do ortopedista, neurocirurgião, neurologista ou reumatologista.
CARTEIRA DA PESSOA COM FIBROMIALGIA
A Prefeitura de Sertãozinho também está implementando a Carteira de Identificação de Pessoas com Fibromialgia, conforme previsto na Lei Municipal nº 6974, de 23 de agosto de 2021. Com isso, munícipes com fibromialgia serão reconhecidos e terão a preferência em atendimentos de repartições públicas, estacionamentos preferenciais e demais instituições do município. O interessado deverá solicitar em qualquer Unidade de Saúde de Sertãozinho.
Texto: Christian Sedassari
Departamento de Comunicação PMS