Em 2023 a dança de Sertãozinho será mostrada para o mundo todo! É que a OLGA – Associação de Dança, Cultura e Esporte de Sertãozinho e o Núcleo de Dança Wladimir Mendes e Adriano Santos terão cinco representantes no 17º Gymnaestrada Mundial, em Amsterdã, na Holanda.
Farão parte da Delegação Brasileira de Ginástica o coreógrafo e figurinista Wladimir Mendes e os bailarinos Ana Júlia de Oliveira Costa, Bárbara Caroline Machado e Wallace Vianna, que têm a sua primeira participação no evento. O bailarino e coreógrafo Adriano dos Santos também integra a equipe, que participa pela segunda vez do evento.
Os dois grupos de dança são parceiros da Prefeitura de Sertãozinho. A Olga – Associação de Dança, Cultura e Esporte de Sertãozinho tem um termo de colaboração firmado com o município por meio de chamamento público com a Secretaria de Cultura e Turismo, oferecendo à população os projetos “É dançando que se vive” e “O livro sem capa”.
Já o Núcleo de Dança Wladimir Mendes e Adriano Santos oferece aulas gratuitas de balé para crianças, jovens e adultos, através de pregão com a Secretaria de Educação.
EVENTO MUNDIAL
O World Gymnaestrada é um evento não competitivo que acontece a cada quatro anos, com a participação de ginastas do mundo todo, transcendendo as barreiras linguísticas e culturais. A 1ª edição aconteceu em 1953, também na Holanda.
DESTAQUE NACIONAL
Em junho, os dois grupos foram destaque no Ribeirão Internacional Dance Festival 2022, onde competiram companhias de dança de todo o Brasil. Das 21 coreografias apresentadas, 18 foram classificadas. Onze coreografias conquistaram o primeiro lugar, cinco ficaram em segundo e outras duas em terceiro. Os primeiros colocados foram classificados para o 19º Encontro Latino-Americano de Danças, em setembro, na estância turística de Salto/SP.
Texto: Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS