A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o SEBRAE, realizou na manhã desta segunda-feira (11) uma reunião para apresentar os novos cursos do projeto Desconstruindo Amélia. O foco do projeto é garantir a inclusão produtiva de mulheres adultas em situação de vulnerabilidade social atendidas nos CRAS e CREAS do município.
Nas últimas semanas foram realizadas pesquisas com as usuárias das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para identificar as áreas profissionalizantes que elas mais desejam se especializar. Com isso, novos cursos serão disponibilizados, em breve, através da Prefeitura.
Das 542 mulheres ouvidas, 231, ou seja, 41% do público, desejam fazer curso de Cuidador de Idosos. Outras 190 mulheres, 33% delas, querem fazer capacitação para Alongamento de Unhas. Já 127 mulheres, 22%, sonham com o curso de Alongamento de Cílios. Outras 106, 18% das interessadas, desejam fazer capacitação para Pintura Residencial.
Segundo o Prefeito Dr. Wilsinho, trata-se de uma grande oportunidade para mulheres sertanezinas conquistarem uma qualificação profissional: “o objetivo dessa iniciativa é ouvir as mulheres e disponibilizar cursos que, de fato, elas se interessam. Realizamos essa pesquisa nos CRAS e conseguimos identificar as áreas de maior interesse”.
Participaram do encontro a primeira-dama de Sertãozinho e secretária de Assistência Social, Symone Pires; o secretário de Meio Ambiente, Ivan Melo; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Henrique Gomes; a secretária-adjunta de Assistência Social e Cidadania, Janaína Mói Crosara; o membro da Fundação Escola de Sociologia e Política do FESP/SEBRAE, Eduardo Esquetine; além da gestora do SEBRAE, Marisa Caldana.
SOBRE O PROJETO DESCONSTRUINDO AMÉLIA
O objetivo da iniciativa é promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento humano, visando o crescimento das potencialidades familiares em situação de vulnerabilidade social e a superação dos processos crônicos de exclusão social. Possibilitar acesso a cursos e qualificação profissional, fomentando a inclusão no mundo do trabalho, além de gerar possibilidades de trabalho e renda para essas famílias.
Texto: Christian Sedassari – Departamento de Comunicação PMS