A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou hoje (12), um Teste Ergométrico no Centro Médico de Especialidades “Aparecida Maria Germana Martins” (CSII), no Jardim Recreio. Trata-se de um exame nunca antes oferecido pela rede pública de saúde de Sertãozinho e Cruz das Posses, cujo objetivo é oferecer agilidade no diagnóstico de problemas cardiovasculares.
Anteriormente, esses exames eram encaminhados ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, o que representava anos de espera: “tínhamos guias paradas desde 2019. Ou seja, tem paciente que aguarda a realização do exame há 3 anos. Estamos triando para atender os casos mais urgentes e, atendendo o pedido do prefeito Dr. Wilsinho, vamos trabalhar para reduzir essa fila”, destaca a secretária de Saúde, Soraia Stella.
O médico cardiologista Jonatas Accorsini comemorou a chegada do equipamento: “o município tem muita demanda para esse tipo de especialidade. Uma cidade com mais de 100 mil habitantes necessita de equipamentos como esse. É um grande ganho para a cidade, o que vai melhorar muito a qualidade de vida de quem precisa”.
Já a paciente Noeli Helena ficou bastante satisfeita com o atendimento: “duas semanas atrás eu realmente achei que infartaria. Pensei em desistir do exame e, Graças a Deus, tudo foi feito e já sei que estou bem de saúde. Deu tudo certo. Agora é levar a vida com mais tranquilidade”.
COMO É FEITO?
Com o auxílio de uma esteira, o exame realiza a avaliação cardíaca que auxilia na otimização do acompanhamento cardiológico dos pacientes. O teste ergométrico é capaz de identificar sinais de alterações cardíacas como arritmias, alterações de pressão arterial, sopro e insuficiência cardíaca.
COMO CONSEGUIR O EXAME?
O paciente precisa passar pelo médico da rede pública de saúde da atenção básica, onde é avaliado o encaminhamento ao cardiologista. Posteriormente o especialista analisa a necessidade do exame.
O agendamento da consulta é recebido através de SMS enviado para o número de celular do paciente cadastrado no sistema da Prefeitura, conforme a prioridade estipulada pelo médico. Então é muito importante que o cadastro esteja atualizado para que a informação não se perca.
Texto: Christian Sedassari – Departamento de Comunicação PMS