A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizou nesta terça-feira (12), visitas em duas obras em andamento no município. O prefeito Dr. Wilsinho acompanhou a equipe técnica, começando pela construção do Reservatório de Detenção de Cheias para o Córrego Norte, localizado no Jardim Paraíso e, posteriormente, visitando a Estação de Tratamento de Esgoto.
A obra, que tem objetivo de solucionar as inundações causadas em períodos chuvosos, tem investimento de R$ 4.695.900,00, fruto de um repasse firmado por meio de um convênio com o Governo Federal. A previsão de conclusão é 12 meses.
Durante a visita, o prefeito Dr. Wilsinho, conversou com moradores que há muito tempo aguardavam por melhorias na região. “Faz 30 anos que eu moro aqui e isso sempre foi um matagal. Antes, tinha inundações e acho que agora ficará melhor”, afirma Nélia Quintiliano Picasso, de 73 anos, que mora há 30 anos no Jardim Paraíso.
NOVA ETE
O prefeito Dr. Wilsinho também acompanhou o andamento das obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto. Cerca de 20 homens trabalham na obra e, de acordo com a empresa que executa o serviço, a conclusão está prevista para acontecer no fim do segundo semestre de 2022.
“São duas obras que vão impactar diretamente em melhorias para a população. Um tratamento de esgoto eficaz é essencial para a saúde pública”, comenta o prefeito.
EFICÁCIA NO TRATAMENTO DE ESGOTO
A nova ETE conta com Tratamento Preliminar e Bombeamento, que é responsável por receber o esgoto in-natura, e Tratamento Anaeróbico por sistema de tanques UASB. Por meio desse procedimento, será possível separar o lodo do resto da matéria orgânica, que será despejada no lago de contenção.
Hoje, com o sistema de lagoa de contenção, o município consegue tratar apenas cerca de 65% da matéria orgânica, diferente do novo método, que será capaz de tratar 95% do esgoto coletado na cidade.
Fonte: Rafael Aguiar - Departamento de Comunicação PMS