Sertãozinho conquistou a 8ª classificação no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR)! O resultado do levantamento foi divulgado hoje (13) e leva em consideração o desempenho de todas as 5.570 cidades do País no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
As cidades estão classificadas pela pontuação geral, que mede o progresso total para o cumprimento de cada um dos objetivos. Sertãozinho obteve 63,64 pontos dentro de uma pontuação máxima de 100, que indica um desempenho ótimo no cumprimento dos ODS.
Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
O IDSC-BR, então, permite uma visão geral e integrada das cidades brasileiras em cada um dos ODS. Trata-se de uma ferramenta que visa estimular o cumprimento da Agenda 2030 e uma oportunidade para as cidades se integrarem à mais avançada agenda global de desenvolvimento sustentável.
O objetivo é fornecer indicadores efetivos que possam guiar as prioridades dos governos locais de acordo com os desafios identificados a partir da análise de dados. Graças a este índice, o Brasil é o único país do mundo a acompanhar os desafios e avanços de todas as cidades na Agenda 2030!
Para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Ivan Mello, a conquista demostra que o município e a atual gestão estão no caminho certo rumo a um desenvolvimento humano e sustentável. “O resultado é sensacional! É claro que ainda temos muito a melhorar. Mas este é um trabalho contínuo e de longo prazo. A meta é que em 2030 estejamos ainda mais próximos dos 100 pontos”, comemora Mello.
O IDSC-BR é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com a Sustainable Development Solutions Network (SDSN). Conta com apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e é financiado pelo Projeto CITinova.
Você pode conferir o ranking completo no site da IDSC-BR:
https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/rankings.
Texto: Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS