Na noite desta terça-feira (26), no Centro de Convivência do Idoso “Fátima Sueli Valim Nicolino” (CCI), pessoas com deficiência (PcD), familiares e profissionais da área tiveram oportunidade de dedicar um tempo para si mesmos e descobrir suas potencialidades com a palestra “Inteligência Emocional”.
Ministrada pelo Instituto Polozi Vida Plena, a palestra foi uma iniciativa do Departamento Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência e contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoal com Deficiência (CMPcD) e do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br).
Na atividade, os participantes puderam perceber que, independentemente de sua condição, possuem uma capacidade ainda não explorada de encontrar forças dentro de si, crescer emocionalmente, aproveitar seu tempo com qualidade e até mesmo empreender.
Lia de Souza, diretora do Departamento e presidente do CMPcD, enfatiza a importância da atividade, pois é muito comum as PcD desenvolverem depressão devido à discriminação, dificuldades na inclusão e por subestimarem sua própria capacidade. Além disso, é comum familiares e cuidadores de PcD não terem tempo de olharem para si. “Muitos não conseguem tempo para cuidar de si com qualidade, nem para descobrir ferramentas emocionais que as ajudem a lidar com as frustrações do dia a dia”, relata Lia. E completa: “Foi um momento alto astral de aprendizado e convivência entre as famílias que mostrou a essas pessoas que há, sim, a possibilidade de encontrarem sua força interior”.
Na entrada, os participantes doaram 1 quilo de alimento não perecível ou 1 litro de leite longa-vida, que foram doados para a APAE de Sertãozinho.
ATENÇÃO ÀS PcDs
O Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social para promover a inclusão e fazer valer os direitos dos cidadãos deficientes previstos em lei. Está localizado na Casa dos Conselhos: rua Epitácio Pessoa, 2.575 – Jardim Alvorada. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (16) 3945-3610.
Texto: Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS