Para finalizar as ações do Julho Amarelo, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio de Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (30), uma atividade de testagem e orientação sobre Hepatites Virais, HIV e Sífilis, na quadra de esportes da escola “Maria Neli Mussa Tonielo”, na Vila Áurea.
Com a participação de profissionais do Centro de Referência de Infectologia “Dr. João Batista Ortolan”, 54 munícipes participaram da ação: “finalizamos as ações do Julho Amarelo. Tivemos uma boa adesão dos moradores da região da Vila Áurea, o que nos deixa muito satisfeitos”, destaca a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Tolvo.
SOBRE O JULHO AMARELO
Segundo o Ministério da Saúde, a campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Texto: Christian Sedassari
Departamento de Comunicação PMS