05 AGO 2022
BIBLIOTECA DE CRUZ DAS POSSES TEM LIVRO E EVENTO SOBRE MITOS E LENDAS DO BRASIL
Agosto é o mês do folclore, ou seja, da cultura popular brasileira. Por isso, a dica cultural de hoje é um livro de mitos e lendas dos quatro cantos do país: “Viagem pelo Brasil em 52 histórias”, da escritora, jornalista e arte-educadora paulistana, Silvana Salerno.

O título traz narrativas das cinco regiões brasileiras para serem lidas ou contadas ao longo do ano, uma a cada semana. Por isso a escolha de 52 contos, como "Cobra Norato", "A história do guaraná", "O amigo-da-onça", "A lenda do mate", "O Negrinho do pastoreio", além das histórias de Zumbi, Lampião e padre Cícero.

O interessante é que há quadros com explicações de assuntos abordados. Assim, o leitor ou leitora pode se aprofundar sobre a história, geografia, fauna, flora, economia e cultura do local onde se passa cada conto.

Ao final do livro, você terá percorrido o Brasil de norte a sul e de leste a oeste, fazendo uma verdadeira viagem pelos locais, culturas e povos desse país tão extenso em território e em riqueza cultural.

“Viagem pelo Brasil em 52 histórias”, faz parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal “Sônia Regina Mossin Garcia”, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, na rua Tenente Isaías, 872 – Centro de Cruz das Posses. Consulte a disponibilidade do título no site: https://biblioteca.link/Biblivre5/sertaozinho/. Mais informações pelo e-mail: bibliotecacruz@sertaozinho.sp.gov.br ou por telefone: (16) 3949-1524.

Ah! E por falar em viajar pelo país através dos livros, a biblioteca de Cruz das Posses recebe na próxima quarta-feira (10) mais uma edição do evento “Viagem Literária”, do Governo Estadual, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Livre para todos os públicos, a ação acontecerá em duas sessões: às 9h e às 14h, e será conduzida pela companhia “Tricotando Palavras”, que há mais de 10 anos entrelaça expressões literárias e artísticas da cultura nacional, mesclando teatro, música e brincadeiras.

Bom divertimento!

Texto: Luciana Nascimento