A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou ontem (30), a entrega dos certificados, kits de ferramentas básicas, e bicicletas construídas e reparadas pelos alunos da 1ª turma do Projeto “Cidadania e Oficina de Bicicletaria para Jovens”, executado no Centro Comunitário do Jardim Alvorada. O evento aconteceu no Parque de Lazer "Guiomar Carvalho Benelli", conhecido como Parque Linear.
Durante 4 meses, participaram das atividades adolescentes de 12 a 18 anos, que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto ou que são assistidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI, egressos da Fundação Casa e encaminhados para atendimento e acompanhamento nos CRAS e Casa da Juventude.
“Não é qualquer pessoa que tem acesso a um curso como este. É uma grande oportunidade que estão dando para nós. Tomara que outros jovens tenham a mesma chance”, disse um dos alunos do Projeto.
O prefeito Dr. Wilsinho esteve na entrega e parabenizou o empenho dos jovens: “quero agradecer a todos envolvidos, especialmente aos professores e familiares dos jovens. Espero que esta ideia seja espalhada. Eu tenho certeza que este projeto fará a diferença na vida de cada jovem que participou”.
Além dos alunos, instrutores e familiares dos jovens, participaram do evento o Secretário de Esportes e Lazer, Sílvio Blancacco, a secretária-adjunta, Janaína Mói Crosara, o vereador Duílio Machado, parte da equipe de ciclismo de Sertãozinho e funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Por conta de compromissos em São Paulo, a primeira-dama de Sertãozinho e secretária de Assistência Social, Symone Pires, não pode comparecer na entrega.
SOBRE O PROJETO “CIDADANIA E OFICINA DE BICICLETARIA PARA JOVENS”
A Vara da Infância e Juventude de Sertãozinho disponibilizou ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente o valor de aproximadamente R$ 160 mil para a execução do projeto.
Durante o curso foram disponibilizados kits de ferramentas que são entregues individualmente para cada adolescente. Também foi fornecido material didático para as Oficinas de Cidadania e Desenvolvimento Humano e ainda, uniformes e lanches, além de professores qualificados para as aulas práticas de oficina de bicicleta, pedagogo e psicólogo para as aulas de cidadania. Para a execução do Projeto, foi realizado chamamento público, de acordo com a Lei 13.019/2024, sendo a AELC a OSC contemplada para a execução.
As bicicletas utilizadas foram cedidas pelo município. São bicicletas apreendidas pela Guarda Civil Municipal – GCM em infrações previstas em Lei, que ficam à disposição dos proprietários para devolução em um período de até 90 dias e aquelas que não forem retiradas pelo proprietário após este período, foram cedidas ao projeto de forma regulamentada.
Texto: Christian Sedassari – Departamento de Comunicação PMS