Estimular municípios paulistas a adotarem a economia criativa com foco na cultura e na criatividade para o desenvolvimento urbano e sustentável. Esse é o objetivo do CRIA SP, um edital do programa Juntos Pela Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo em parceria com a Associação Amigos da Arte.
Sertãozinho foi uma das 10 cidades selecionadas para receber consultoria, sendo a Gastronomia o campo criativo escolhido para desenvolvimento do trabalho. O objetivo é que os municípios participantes atinjam os requisitos necessários para se candidatarem à Rede de Cidades Criativas da Unesco – que incentiva o investimento em cultura e criatividade.
Os trabalhos iniciaram na quarta-feira (31), com a apresentação do projeto para o prefeito Dr. Wilsinho. Além do secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Pelegrini, e das diretoras da pasta, Ana Cristina Landgraf, Sueli Fedosse e Pierina Bergamasco, participaram também os secretários Henrique Gomes, de Desenvolvimento Econômico; Soraia Stella, de Saúde; e a secretária Distrital, Ângela Bighi.
À noite, foi realizado o lançamento do projeto na sala multiuso “Vereador João Zarinello”, no Paço Municipal, com as presenças de Pelegrini; Cristina Maseda, consultora responsável pelas mentorias do Cria Sertãozinho; e Carolina Rocha, da Amigos da Arte. Participaram também representantes da secretaria de Cultura e Turismo, do Museu e Centro Municipal de Memória, do Conselho Municipal de Políticas Culturais, do COMTUR, da Fatec, do IFSP Sertãozinho e da Associação Arte Ofício.
Na quinta-feira (1º) foi realizada a primeira mentoria. Em seguida, o grupo técnico responsável pelo projeto visitou atrativos turísticos e culturais do município. Na Colônia Peta, Maseda interessou-se pela tradicional bororoca, bolacha doce feita pelo morador Antônio Carlos Faria, com receita centenária passada por seus antepassados, e tradicionalmente servida aos fiéis na Festa de São Benedito.
Serão, ao todo, oito mentorias até dezembro, quando será realizada a entrega pública do Cria Sertãozinho.
Texto: Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS