03 OUT 2022
LUIZ ANTÔNIO SIMAS É O PATRONO DA 19ª FEIRA DO LIVRO DE SERTÃOZINHO
Este ano, o patrono da 19ª Feira do Livro de Sertãozinho será o escritor carioca Luiz Antônio Simas. Pesquisador das culturas e religiões de matriz africana e professor há três décadas, o também historiador, compositor e babalaô no culto de Ifá, foi vencedor do Prêmio Jabuti em 2016, em parceria com Nei Lopes, pela obra “Dicionário da história social do samba”, primeiro dicionário sobre a história do samba no Brasil.

As suas mais de duas dezenas de livros publicados abordam as complexidades e paradoxos do Brasil. Simas valoriza as manifestações da cultura popular, como o Carnaval, que considera forças revolucionárias. “Quero só lembrar que por aqui a festa (Carnaval) não surgiu e cresceu porque a vida é fácil. Surgiu exatamente pela razão inversa”, publicou certa vez em sua conta no Twitter.

Suas obras mais recentes são “Sonetos de birosca e poemas de terreiro” (editora Civilização Brasileira) e “Santos de casa: Fé, crenças e festas de cada dia” (editora Bazar do Tempo), ambas publicadas em 2022. Alguns outros livros do autor são “O corpo encantado das ruas”, “Umbandas: Uma história do Brasil” e “Filosofias africanas: Uma introdução”, este último também em parceria com Nei Lopes, todos da editora Civilização Brasileira.

Conheça mais sobre o autor: @simas_luiz (Twitter) e @luizantoniosimas (Instagram).

LIBERDADE
A Feira do Livro é uma realização da Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Cultura e Turismo e de Educação. No ano em que o Brasil celebra o bicentenário da Independência, a 19ª edição da Feira do Livro de Sertãozinho celebra os horizontes da liberdade.

A cerimônia de abertura acontece nesta quarta-feira, 05 de outubro, às 18h30, na Praça Mané Gaiola, e as atividades seguem até sábado (08). Venha festejar o conhecimento, a cultura, a autenticidade! Participe e descubra como a Leitura liberta a alma! Confira a programação completa no site da Prefeitura. Link: https://www.sertaozinho.sp.gov.br/feira-do-livro-2022

Texto: Luciana Nascimento