26 OUT 2022
PREFEITURA JÁ GEROU 8.463 DOCUMENTOS DIGITAIS UM MÊS APÓS IMPLANTAÇÃO DO SIM | SEM PAPEL
Desde o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, quando a Prefeitura de Sertãozinho implantou o SIM Sem Papel, a Administração Municipal já gerou digitalmente 8.463 documentos oficiais. A estimativa é que os departamentos tenham deixando de imprimir cerca de 20 mil folhas.

O secretário-adjunto de Administração, Renan Urizzi, ressalta que, embora este seja um resultado preliminar, já demonstra resultados positivos. “O primeiro balanço financeiro será feito daqui a três meses, mas já se pode perceber a economia e a rapidez na troca das informações entre os setores”, destaca Urizzi.

Além disso, Emerson Baldo, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, afirma que o objetivo é tornar os processos mais eficazes: “a cada processo, revisamos os fluxos com objetivo de desburocratizar cada vez mais. A população só tem a ganhar”.

A previsão inicial é diminuir em 60% a quantidade de papel utilizada antes da implantação do programa, trazendo menor impacto ambiental e economia financeira e de tempo.

No início de outubro, os protocolos de análise de projetos de construções de interesse social, loteamentos, condomínios e licenciamentos ambientais já passaram a ser digitais, de modo que os responsáveis técnicos podem abrir novas solicitações e acompanhar as que estão em andamento através do site da Prefeitura, sem precisar imprimir documentos e, ainda, sem a necessidade de comparecer às secretarias responsáveis.

VANTAGENS
O SIM Sem Papel traz ao cidadão a facilidade para acessar os serviços de forma 100% digital com total segurança, pois todos os documentos possuem assinatura eletrônica.

SERTÃOZINHO INOVADORA E MODERNA
O SIM Sem Papel integra o programa SIM Digital, lançado no final do ano passado em sua primeira ação: o SIM Educação. Em junho já foi lançado o SIM Card, que unifica todos os cadastros municipais da população.

O SIM nasceu para transformar a vida do cidadão sertanezino por meio da tecnologia, facilitando o acesso aos serviços municipais. Por isso, em breve, serão implantados o SIM Saúde e o SIM Wi-fi Livre.

Luciana Nascimento
Depto. Comunicação PMS