01 NOV 2022
NOVEMBRO AZUL: CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia hoje (1º) as ações da campanha “Novembro Azul” em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Durante o mês, médicos, enfermeiros e outros profissionais das UBSs farão rodas de conversa para alertar sobre os procedimentos disponíveis no SUS para a identificação da doença ainda em estágio inicial.

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro, o objetivo é conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença em homens a partir dos 40 anos.

A porta de entrada é a consulta com o clínico geral. Se houver necessidade, o paciente será encaminhado para um urologista, que avaliará o caso, podendo solicitar exames para acompanhar eventuais alterações na próstata.

De acordo com Frederico Luiz Magalhães Mancini, diretor do Departamento Médico da Secretaria Municipal de Saúde, além do exame de toque, o urologista pode solicitar um exame de sangue para detectar possíveis alterações nos níveis de uma substância chamada PSA. “Este teste, porém, serve apenas para auxiliar no rastreio do câncer. Por isso, o exame de toque é essencial para a detecção de qualquer alteração na próstata”, explica o Frederico, que é clínico geral e geriatra.

Ele destaca ainda que o exame de toque é rápido, indolor e capaz de detectar nódulos prostáticos e outras complicações, como fissuras anais e hemorroidas. Se for necessário, serão solicitados outros exames para detectar o estágio da doença.

A DOENÇA
Os principais sintomas do câncer de próstata são: vontade frequente de urinar com fluxo urinário fraco ou interrompido, inclusive durante a noite (noctúria), sangue na urina ou no sêmen e disfunção erétil. Pode haver dor nos quadris, costas, coxas, ombros ou em outros ossos, caso a doença tenha se disseminado.

É a segunda doença mais comum entre os brasileiros, atrás apenas do câncer de pele, com uma vítima fatal a cada 36 homens. Seis em cada dez casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo rara a manifestação antes dos 40. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), um em cada nove homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida. Estima-se que, entre 2020 e 2022, sejam diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil, o que corresponde a um risco estimado de 63 casos novos a cada 100 mil homens.

Por isso é importante ficar atento. Se você tem 40 anos ou mais, procure a UBS mais próxima e agende a sua consulta.

Ronaldo Oliveira