03 NOV 2022
MENINOS A PARTIR DE 9 ANOS JÁ PODEM SER VACINADOS CONTRA O HPV
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o Programa Nacional de Imunização antecipou a idade mínima da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em meninos. Anteriormente, a vacina era ofertada aos garotos a partir dos 11 anos. Agora, a ideia é seguir a recomendação vigente para meninas, que já vinham recebendo a vacina a partir dos 9 anos.

Dessa forma, a vacinação contra o HPV passa a ser para qualquer pessoa de 9 a 14 anos de idade, independentemente do sexo. A imunização contra este vírus em adolescentes é realizada em mais de 100 países e a ampliação da faixa etária alcançará outros mais de 700 mil meninos somente no estado de São Paulo.

A Vigilância Epidemiológica de Sertãozinho alerta que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença. Segundo Tatiane Paiva, chefe de sessão de Vigilância Epidemiológica, a vacina é aplicada em duas doses. E destaca: “é importante que os pais compareçam com seus filhos aos postos de saúde para colocar a imunização em dia e atualizar a carteira de vacinação”.

A vacina previne os tipos mais comuns de HPV (6, 11, 16 e 18) e está disponível de segunda a sexta feira, das 7h30 às 14h30, nos seguintes locais:

UBS “José Pereira de Carvalho” | Conj. Hab. Antônio Pedro Ortolan (Cohab VI)
UBS “Francisco Xavier de Carvalho” | Conj. Hab. Ulysses Guimarães (Cohab VIII)
UBS “Olívia Mendes Mossin” | Jardim Jamaica
UBS “José Joaquim Bonfim” | Jardim Alvorada
UBS “Jaime Bonifácio da Silva” | Jardim Santa Rosa
Complexo de Saúde "Dr. Edgard da Silveira Pagnano" | Cruz das Posses

A DOENÇA
O HPV é um vírus sexual­men­te transmis­sí­vel que infecta pele e mucosas da região geni­tal, podendo pro­vocar câncer. Na maior parte dos casos, não há sintomas. As primeiras mani­festações, po­rém, quando ocor­rem, podem aparecer entre 2 a 8 meses a partir do contágio ou até mesmo demorar anos.

Atualmente o diagnóstico do HPV é realizado por exames clínicos e laboratoriais.

Ronaldo Oliveira