08 NOV 2022
GESTANTES TERÃO CURSO GRATUITO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA COHAB 3
O curso para gestantes será realizado na UBS “José Pereira de Carvalho”, no Conj. Hab. Antônio Pedro Ortolan (Cohab III), em seis dias alternados nos meses de novembro e dezembro e abordará todas as etapas da gestação, desde a concepção até o nascimento. A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde, elaborou um cronograma para atender as mulheres grávidas com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, nutricionista, dentista, pediatra, enfermeira e assistente social.

O primeiro encontro acontece no dia 9 de novembro, às 09h, com o tema “Os aspectos emocionais e psicológicos da gestação”, sob orientação da psicóloga Patrícia Dandaro.

A segunda reunião acontecerá no dia 16, abordando a alimentação da gestante e do bebê, a partir das 9h30, com a nutricionista Maria Carolina Coelho.

No dia 23 de novembro, às 14h, a palestra será sobre a importância da saúde bucal na gestação e com o bebê, com orientação pela dentista Josselma Barbosa.

O quarto encontro tratará sobre as principais queixas durante a gestação, sinais de alerta, parto e pós-parto, ministrado pela ginecologista Tatiana Cristina de Souza.

A quinta palestra acontecerá no dia 07 de dezembro e o tema será “Os primeiros meses de vida do recém-nascido, a importância da puericultura, desenvolvimento saudável, principais cuidados e amamentação”. As orientadoras serão a pediatra Viviane Farias Teixeira e a enfermeira Bruna Tomita.

O último encontro acontecerá no dia 14 de dezembro e serão abordados “Os cuidados que a mulher deve ter no pré-natal e no pós-parto, cuidados com o recém-nascido e o planejamento familiar”. A palestra será dada pela enfermeira Bruna Tomita e pela Assistente Social Carina Aparecida de Faria.

PARA PARTICIPAR
As gestantes que quiserem participar do curso devem se dirigir à unidade de saúde: UBS “José Pereira de Carvalho” - Av. Hideo Takada, s/ nº – Conj. Hab. Antônio Pedro Ortolan (Cohab III). Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Ronaldo Oliveira