30 NOV 2022
“CAMPANHA DO PERDÃO” ANISTIA LEITORES QUE NÃO DEVOLVERAM OS LIVROS NAS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS
A “Campanha do Perdão” que começa em dezembro, isentará de multa o leitor que deixou de entregar o livro retirado em uma das três bibliotecas municipais de Sertãozinho. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza todos os anos a campanha, como forma de incentivo ao leitor sertanezino.

Alguns leitores acham que a multa é em dinheiro e por isso ficam com receio de devolverem os livros nas bibliotecas municipais, mas a “punição” é em forma de suspensão, proporcional aos dias que o leitor deixou o livro em casa. Por exemplo, se ficou 30 dias a mais do que deveria, terá 30 dias de suspensão.

Por isso o leitor “esquecido” pode ficar tranquilo, pois no mês de dezembro ele não será “punido” pelo período que o livro não foi devolvido.

A isenção da multa faz parte de um trabalho de recuperação das obras, já que todos os anos as bibliotecas perdem muitos livros.

Para se ter uma ideia do número de obras não devolvidas, veja os números de livros em atraso nas três bibliotecas de Sertãozinho.

- Biblioteca Dr. Antônio Furlan Jr. - 251 livros em atraso
- Biblioteca Sônia Regina Mossin Garcia – 159 livros em atraso
- Biblioteca Neuza Leonor Pignata – 130 livros em atraso

Todo mês é feito um trabalho de recuperação dos livros. As funcionárias das bibliotecas ligam, se não houver retorno, a Secretaria de Cultura e Turismo envia uma correspondência ao leitor “esquecido”.

Ronaldo Oliveira