02 DEZ 2022
SERTÃOZINHO VAI RECEBER PRÊMIO PELO COMBATE À TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde, vai receber no próximo dia 05, o prêmio “Luíza Matida”, do Programa Estadual de DST/AIDS, pelos indicadores de combate à transmissão vertical do HIV.

Esse tipo de transmissão ocorre quando o vírus da Aids, através dos fluídos corporais contaminados, passa da mãe para o feto durante a gestação, no parto ou após o nascimento da criança, ou na amamentação.

Reconhecimento
Sertãozinho e mais 73 municípios foram reconhecidos pelo Governo do Estado de São Paulo no trabalho de acompanhamento das mulheres grávidas que convivem com o HIV/AIDS, desde a atenção básica até a especializada.

O município receberá o prêmio “Luiza Matida” na 7ª Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis Congênita, que acontecerá no auditório do Ibirapuera em São Paulo, no próximo dia 5 de dezembro.

O Prêmio “Luíza Matida”
Luiza Matida faleceu em 2014. Era médica pediatra e coordenou campanhas e a implantação de políticas públicas para evitar a transmissão vertical do HIV e da Sífilis da mãe para o filho durante todo o processo gestacional. O trabalho dela foi reconhecido como exemplar no Brasil.

Esta é a 4ª edição do prêmio e é a primeira vez que Sertãozinho recebe o reconhecimento do governo, através da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Ronaldo Oliveira