13 DEZ 2022
MEIO AMBIENTE IMPLANTA COLETA SELETIVA NO CONJUNTO DE CHÁCARAS SANTO ANTÔNIO
A Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, implantou na última semana de novembro a coleta seletiva no Conjunto de Chácaras do Sítio Santo Antônio. Agora o bairro já conta com a presença do caminhão de recicláveis às sextas-feiras, em semanas alternadas.

Segundo o secretário da pasta, Ivan Mello, trata-se de um pedido antigo dos moradores locais. “A medida valoriza e fortalece a região, que já há muito tempo precisava dessa melhoria para o correto tratamento dos resíduos sólidos”.

Na ocasião da implantação da coleta de recicláveis, a secretaria realizou também uma ação de mobilização para retirada de itens volumosos em pontos viciados de descarte irregular. A atividade contou com o apoio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, através da Garagem Municipal, que cedeu uma retroescavadeira e um caminhão.

Ao final do dia, a ação encheu a caçamba de um caminhão gaiola e de um caminhão basculante com resíduos. Os materiais volumosos e inservíveis coletados serão destinados às cooperativas de materiais recicláveis cadastradas na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura para beneficiamento e descarte correto.

DESCARTE CORRETO
Sertãozinho é referência em descarte adequado de resíduos sólidos, contando com coleta diária de resíduos orgânicos e coleta seletiva semanal.

Além disso, há 16 ecopontos no município, sendo um deles em Cruz das Posses, onde a população pode destinar pequenos volumes de restos de poda, resíduos de construção civil, pneus (limitados a 4 por dia), recicláveis e resíduos volumosos, como móveis e eletrodomésticos.

Os ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aos domingos, nesse mesmo horário, funcionam os ecopontos dos bairros Jardim Campo Belo, Jardim Nova Europa III, Jardim Santa Rosa II, Jardim São José e Jardim Veneto I. Os endereços estão disponíveis no site da prefeitura, na página da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, na sessão Arquivos.

Luciana Nascimento