16 DEZ 2022
SERTÃOZINHO TEM HORTA COMUNITÁRIA PARA JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
Na manhã desta quinta-feira (15), aconteceu o encerramento do semestre do Projeto Horta Comunitária, no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurides Ferraz Teixeira” (CEU das Artes).

Estiveram presentes o prefeito, Dr. Wilsinho; o vice, Ricardo Almussa; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Symone Pires; os secretários da Casa Civil, João Pedro Luchesi, e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Henrique Gomes; além de Josias Nascimento, diretor de turismo, representando a Secretaria de Cultura e Turismo; Letícia Coelho, coordenadora do CEU das Artes; e Juliana Freitas, diretora do CREAS. Também participaram o juiz Hélio Benedini Ravagnan; o presidente da Fundam, Paulo Garefa; a Diretora Administrativa Financeira da Fundam, Tereza Cristina Fernandes Pires; e Fábio Lisauskas, representando o IFSP. Os vereadores Antônio Marcolino e Firmo Leão Ulian representaram a Câmara Municipal.

No evento, a coordenadora Fernanda Cristina do Nascimento e a terapeuta ocupacional Larissa Barros de Souza apresentaram as ações realizadas desde julho, quando o projeto iniciou com uma pequena horta na Fundam. Ao final, todos foram conhecer a horta atual, que fica no CEU das Artes.

COLHENDO O FUTURO
O Projeto atende adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social que precisem cumprir prestação de serviços à comunidade (PSC) como medida socioeducativa por terem cometido algum ato infracional.

Trata-se de um projeto elaborado pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) a pedido do Poder Judiciário, para a execução das PSC. O CREAS faz, através da mediação com o Judiciário, a articulação necessária para garantia dos direitos do adolescente e suas famílias. A FUNDAM é a instituição parceira responsável pela contratação, administração e prestação de contas do repasse da verba Estadual. O IFSP também é parceiro, estimulando a capacitação profissional dos jovens inseridos no projeto.

Os 14 jovens atendidos participaram de atividades teóricas e práticas sobre horta, jardinagem e compostagem, além de atividades de autoconhecimento, controle emocional e planejamento para discutir estratégias de projetos de vida e ampliar as possibilidades de escolhas de trajetórias.

A Prefeitura de Sertãozinho já está realizando os trâmites para o aditamento do projeto para que continue em 2023.

Luciana Nascimento