29 DEZ 2022
MUNÍCIPES E EMPRESAS TÊM ATÉ ESTA SEXTA (30) PARA DESTINAR PARTE DO IMPOSTO DE RENDA A PROJETOS ASSISTENCIAIS DO MUNICÍPIO
Você sabia que pode doar parte do seu imposto de renda para projetos assistenciais? Acontece assim: uma porcentagem do imposto que já é devido vai direto para ações que visam o bem-estar de idosos ou de crianças e adolescentes.

QUEM PODE DESTINAR
Pessoas físicas: somente as que preenchem o formulário completo da declaração do Imposto de Renda.
Empresas: somente aquelas que tenham por base o lucro real.

Até 30 de dezembro de 2022:
- Doações ao Fundo Municipal do Idoso (FMI).
- Doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).
Se realizado no último dia do prazo, o depósito deve ocorrer em horário bancário.

COMO DESTINAR
  1. Saiba o valor do imposto a ser pago.
  2. Calcule o valor a ser destinado (1% se você for pessoa jurídica, ou até 6% se for pessoa física).
  3. Faça o depósito bancário na conta do FMI ou na conta do FMDCA.
  4. Solicite o recibo enviando o comprovante de depósito para o e-mail do conselho beneficiado.
  5. Com o recibo em mãos, é só digitar os dados do mesmo em sua declaração de ajuste antes de enviá-la, em 2023, até o prazo final, no mês de abril.

Ao enviar o comprovante, você pode escolher uma instituição específica ou então destinar seu imposto a todas as instituições. Nas doações para crianças e adolescentes, 75% do valor será direcionado à instituição escolhida e o restante ao FMDCA. Já nas doações destinadas a idosos, 80% do valor fica para a instituição escolhida e 20% para o FMI.

O recibo será enviado ao e-mail do remetente em até 10 dias úteis, pois precisa ser assinado pelo presidente do conselho escolhido. Caso não tenha acesso à internet, você pode solicitar o recibo pessoalmente na Casa dos Conselhos, levando o comprovante de depósito.

Podem ser beneficiadas 26 entidades, sendo 2 delas voltadas ao bem-estar do idoso e as demais destinadas a trabalhos com crianças e adolescentes. Ao contribuir com esses Fundos Municipais, você está decidindo que parte de seu imposto fica em Sertãozinho, para o desenvolvimento de programas e serviços dirigidos aos nossos idosos e às nossas crianças e adolescentes. Você doa, Sertãozinho evolui!

FMI – FUNDO MUNICIPAL DO IDOSO
CNPJ: 21.504.736/0001-77
Banco do Brasil – 001
Agência: 0987-3
Conta corrente: 62.347-4
Enviar comprovante para: conselhoidoso.sert@gmail.com

FMDCA - FUNDO MUNICIPAL DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
CNPJ: 17.832.398/0001-25
Agência: 0987-3
Conta corrente: 57.668-9
Enviar comprovante para: cmdca.sert@yahoo.com.br

O FMI e o FMDCA estão localizados na Casa dos Conselhos. O endereço é rua Epitácio Pessoa, 2.575 - Jardim Alvorada. O telefone é (16) 3945-3610 e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Luciana Nascimento